Introdução à Permacultura

Hopeinaclimatechange

  • Situação do Mundo

Numa apresentação extremamente interessante recorrre-se à situação da escuridão no Mundo (no sentido literal e não figurado, isto é, a escuridão dos sítios onde ainda não existe eletrificação e onde está escuro na demonstração no Google Earth) como forma de refletir e demonstrar onde estão concentrados o desenvolvimento, o consumo energético, a utilização dos recursos e de assinalar as disparidades na utilização dos mesmos. O acesso a eletricidade na prática significa acesso a climatização, refrigeração, iluminação, transporte, ferramentas e maquinaria.

Estas são algumas das pessoas que têm trabalhado arduamente para desenvolver a Permacultura. É apenas uma seleção que foi feita no âmbito do curso, não inclui todos. Mas todos os nomes aqui listados deram um contributo importante no campo da Permacultura e por um longo período de tempo.

  • Definição de Permacultura

O termo "permacultura" foi cunhado por um dos seus co-fundadores, Bill Mollison. É uma combinação dos termos "permanente" + "agricultura" .

Na essência, a Permacultura é um sistema de design ético para habitats humanos em harmonia com o mundo natural.

intro to permaculture - Massive Online Open Course - Oregon State University

Descobrimos a Permacultura inadvertidamente há cerca de uns cinco, seis anos atrás quando nos começámos a interessar por cultivar o nosso quintal e, consequentemente, a pesquisar intensivamente sobre jardinagem na Internet. Numa dessas pesquisas surgiu o termo "permacultura" e a curiosidade foi imediata.