Bem vindos ao Paginário

Uma coleção de páginas para partilhar o quotidiano, o imaginário, a criatividade e o artesanato de uma família aprendiz de e apaixonada pela Slow Life, pela Transição e Permacultura e empenhada na Sustentabilidade.

Tecedeira

Tecedeira - joias e acessórios na ponta da agulha!

Olá!

Damos-lhe as boas vindas à página sobre a Tecedeira. Tecedeira é a primeira linha criativa que estamos a lançar na nossa boutique.

A marca Tecedeira® e o domínio Tecedeira.pt são o resultado de um projeto familiar dedicado à criação e comercialização de joias e acessórios artesanais em renda, macramé, patchwork e outros lavores tradicionais (confecionados a partir de fios metálicos e têxteis). Criamos pequenos tesouros.

A nossa produção é exclusiva e muito limitada. A par com objetivos comerciais, desenvolvemos esta atividade também como uma forma de expressão e criação artísticas.

Recorrendo às técnicas dos lavores tradicionais aplicadas aos materiais mais diversos, dedicamo-nos à criação de joias e acessórios com vários temas e inspirações e de uma coleção especial para Noivas. Todas as nossas peças são confecionadas artesanalmente, o que torna cada peça única, mesmo quando o padrão se repete ou é semelhante. No entanto, a par das edições "Os Nossos Clássicos", confecionamos também edições especiais limitadas e peças de desenho único para quem procura artigos totalmente irrepetíveis. Todos os artigos Tecedeira, sejam "Os Nossos Clássicos", as edições limitadas ou as peças únicas, incluem embalagem própria. Neste âmbito, todas as joias detêm estojo próprio, atraente e requintado, e são acompanhadas do nosso Certificado de Autenticidade e restante documentação da joia.

No que diz respeito aos materiais, a qualidade dita a nossa escolha: a par da sua extrema beleza e delicadeza, os materiais da nossa preferência são também resistentes e duradouros. Os materiais e componentes de cada peça são criteriosamente selecionados para que esta envelheça uniformemente, mantendo o seu encanto ao longo do tempo. A segurança também orienta a nossa escolha de matéria-prima. Neste âmbito, para seu esclarecimento e segurança sobre os materiais utilizados nas nossas joias, disponibilizamos uma informação clara e completa na página web e no livrete de cada artigo e criamos uma gama específica de produtos sem níquel.

Dada a natureza da nossa motivação e do nosso trabalho, não produzimos em grandes quantidades, nem para revenda. Assim, as nossas criações só podem ser adquiridas aqui, na nossa boutique online. Presentemente, as nossas peças destinam-se unicamente ao consumidor final, pois por enquanto, a dimensão da nossa equipa, o nosso volume e ritmo de produção não permitem dar resposta a outro tipo de solicitações.

Se deseja saber mais sobre o funcionamento da nossa loja, por favor não hesite em consultar as condições de venda para obter mais informações sobre o nosso catálogo, garantias, etc. E não hesite em usar o nosso formulário de contacto se necessitar de algum esclarecimento complementar.

Muito obrigada pela sua visita.

 

A nossa filosofia

Somos artesãos. Escutamos os segredos das mãos e da alma e deixamos que a vida nos inspire. Deixamo-nos guiar pelo instinto e pelo gozo do trabalho manual.

Criamos joias. Criamos acessórios. Criamos tesouros.  É a nossa linguagem. E o encantamento é a nossa meta.

Cativam-nos a beleza, delicadeza, elegância e versatilidade dos lavores tradicionais, das rendas em particular, mas não só. Os lavores tradicionais são preciosos. Reinventá-los tornou-se a nossa paixão. Cada peça é assim uma joia. Uma joia que se define pelo amor que dedicamos à sua confeção. Uma joia que enaltece a herança que gerações de mulheres aperfeiçoaram ao longo de séculos. Laboriosa e pacientemente. À luz de velas e de candeias. Nas longas noites de inverno. Uma joia que é a nossa singela homenagem a toda essa criatividade e sensibilidade e às mulheres que nos transmitiram esse saber e esse sentir.

Seduzem-nos também os materiais. O brilho cintilante e as cores cativantes das linhas, do fio de cobre, das contas, das pedras semi-preciosas, das pérolas e das missangas são a nossa irresistível tentação.

Inspiram-nos a Vida, a Natureza e a Arte. Daí nos vem a ousadia de tentar paletas de cor inesperadas, contrastes e texturas surpreendentes.

Esta é a aventura que por razões diversas resolvemos empreender. Estamos apenas no início. Esperamos que goste , que se encante...e que nos acompanhe nesta jornada.   

Os materiais

Para garantir a qualidade e a segurança das nossas joias e acessórios trabalhamos com materiais nobres criteriosamente selecionados e que contribuem para a beleza, delicadeza e durabilidade de cada peça. A excelência dita as nossas escolhas em todos os componentes, mesmo os mais simples, para que as nossas peças envelheçam de modo uniforme e mantenham o encanto ao longo do tempo.  Conheça os materiais usados nas peças Tecedeira®:

Fio de cobre revestido a poliuretano

Este é o nosso fio predileto. É a base das criações Tecedeira. O cobre é um metal fabuloso. Inigualável. É maleável, resistente, duradouro, belo. Atribuem-lhe imensas propriedades físicas e metafísicas. Há mesmo quem o prefira ao ouro. Pelo nosso lado, mereceu a nossa preferência porque nos rendemos à versatilidade com que o podemos usar associado aos lavores tradicionais. Esta versatilidade aliada à paleta de cores disponível elevam ao infinito as possibilidades criativas.

Para além da sua versatilidade, o fio que usamos é revestido a poliuretano o que lhe dá a vantagem de se manter belo e inalterado por muito, muito tempo, sobretudo se for manuseado com cuidado e o revestimento em questão for devidamente preservado. Este revestimento protege o fio da oxidação natural do metal, preservando o seu aspeto brilhante e novo.

Missangas japonesas

Até numa pequena missanga podemos exigir a excelência. E nesta matéria não há como as missangas japonesas que fazem parte da nossa seleção de materiais. A qualidade das missangas de fabrico japonês é amplamente reconhecida. São missangas de vidro de alta qualidade, resistentes, uniformes e consistentes no brilho, nas cores e nas formas, cortadas com precisão e bem acabadas. Também aqui nos deixámos seduzir pela imensa paleta de brilhos e cores. E uma vez mais pela durabilidade.