Bem vindos ao Paginário

Uma coleção de páginas para partilhar o quotidiano, o imaginário, a criatividade e o artesanato de uma família aprendiz de e apaixonada pela Slow Life, pela Transição e Permacultura e empenhada na Sustentabilidade e na Cidadania Ecológica.

Paginário - Blog PT

1. O que é a Permacultura?

  • Definição de Permacultura

O termo "permacultura" foi cunhado por um dos seus co-fundadores, Bill Mollison. É uma combinação dos termos "permanente" + "agricultura" .

Na essência, a Permacultura é um sistema de design ético para habitats humanos em harmonia com o mundo natural.

Ler mais: 1. O que é a Permacultura?

Roupa sustentável, tecidos com certificação GOTS e linhos portugueses

 GOTS
Hoje partilhei um desabafo e informação sobre tecidos no grupo Lixo Zero Portugal no Facebook e achei que devia partilhá-la aqui no blog também. Já há algum tempo que ando a braços com a questão da sustentabilidade do vestuário.

Ler mais: Roupa sustentável, tecidos com certificação GOTS e linhos portugueses

Ver com olhos de sentir...

Detalhe de quadro de Almada Negreiros

Almada Negreiros na Gulbenkian. Foi o último fim de semana em que a exposição esteve patente. Não costumamos deixar nada para o fim, mas desta vez os imprevistos da vida levaram a melhor. Para cúmulo, esqueci-me por completo que estávamos também no primeiro domingo deste mês e que os museus são gratuitos. Resultado? Duas horas de pé à espera na fila para entrarmos...

Ler mais: Ver com olhos de sentir...

Era uma vez um ilustrador de sonhos...

Kay Nielsen

Cortesia da Biblioteca Nacional da Nova Zelândia

A minha paixão pelas histórias começou essencialmente com a palavra. Primeiro na infância com a palavra oral através da minha Mãe, exímia contadora de histórias e guardiã de um considerável repertório de contos tradicionais e populares. Na adolescência descobri o fascínio pelas histórias através da palavra escrita, a Literatura. E embora o Cinema também me tenha sempre cativado enquanto meio de narrar, sempre privilegiei o texto à imagem e considerei a palavra como o meio por excelência para contar histórias.

Ler mais: Era uma vez um ilustrador de sonhos...

Introdução à Permacultura

intro to permaculture - Massive Online Open Course - Oregon State University

Descobrimos a Permacultura inadvertidamente há cerca de uns cinco, seis anos atrás quando nos começámos a interessar por cultivar o nosso quintal e, consequentemente, a pesquisar intensivamente sobre jardinagem na Internet. Numa dessas pesquisas surgiu o termo "permacultura" e a curiosidade foi imediata.

Ler mais: Introdução à Permacultura

Centro de Educação Ambiental

IMG 20170506 104822

Andamos presentemente à descoberta das atividades do Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal de Coina. E estamos a gostar imenso. No fim de semana passado demos um passeio pela Mata e estivemos a pintar com aguarelas naturais (a partir de cenouras, mirtilos, morangos, espinafres, etc.). Foi divertido e educativo. Levámos a Avó e o Mini-Puto adorou. Nós também.

Ler mais: Centro de Educação Ambiental

A eito...

 20170427 161117

Quando se integra o hábito de restaurar a roupa no quotidiano, de vez em quando é necessário simplificar. Uns trabalhos são despachados a preceito, outros vão a eito...

Ler mais: A eito...

Eco-ativismo?

O que queremos dizer com eco-ativismo?

Bem, queremos dizer que desejamos ir além de apenas partilhar no blog as mudanças que vamos implementando gradualmente no nosso quotidiano com vista à sustentabilidade. Tomámos consciência de que gostaríamos mesmo de inspirar outras pessoas a encontrarem o seu próprio estilo de vida mais sustentável e a compreenderem a importância do seu envolvimento nestas questões, quer possam fazer muito, quer possam fazer pouco. Queremos assumir com menos timidez a nossa defesa do ambiente e as nossas preocupações com a sustentabilidade. Queremos juntar-nos aos que nos inspiram à mudança. Dar o nosso pequeno contributo como o pequeno colibri que referimos no post anterior.

Ler mais: Eco-ativismo?

Somos colibris!

O nosso afastamento do blog durante o último ano não foi motivado unicamente pela falta de quorum que referimos anteriormente. Foi motivado também por desalento. Por sentirmos que estávamos demasiado sós nas nossas preocupações com a Sustentabilidade e por sentir que não conseguíamos contribuir em nada para uma mudança de paradigma cada vez mais urgente e indispensável. Passado um ano, sabemos que não estamos sós. E isso dá-nos força e coragem. E sabemos que podemos dar um contributo. O contributo do colibri.

Ler mais: Somos colibris!

PUB