Bem vindos ao Paginário

Uma coleção de páginas para partilhar o quotidiano, o imaginário, a criatividade e o artesanato de uma família aprendiz de e apaixonada pela Slow Life, pela Transição e Permacultura e empenhada na Sustentabilidade e na Cidadania Ecológica.

Paginário - Blog PT

E tanto o vento levou…

Laranjas caídas no chaõ sobre a Hera depois do temporal

Há certamente quem tenha queixas muito maiores dos temporais que assolaram Portugal nas últimas semanas, mas por aqui os ventos furiosos também deixaram algumas marcas pouco agradáveis. E não foi só a tranquilidade do nosso sono que sofreu.

Ler mais: E tanto o vento levou…

Learn-it-yourself!

Snapshot de um curso no Coursera

 

Se no post anterior vos trouxemos a nossa paixão pelo Do-It-Yourself, neste vimos partilhar convosco as alegrias do Learn-It-Yourself! A expressão é minha, mas parece-me muito adequada para descrever tanto a nossa forma de estar enquanto família, como a fabulosa revolução a que estamos atualmente a assistir na nossa Sociedade.

Enquanto casal sempre fomos ambos dados à aprendizagem ao longo da vida e muito autodidatas. Sempre que precisámos de um conhecimento, nunca nos atrapalhámos para o adquirir e aprofundar por nós próprios. Sempre recorremos às bibliotecas, aos livros, às revistas, ao multimedia, aos sites, aos fóruns na Internet,  às conversas com amigos… E esse bichinho da curiosidade vai gradualmente passando para os nossos filhos. Mas, apesar de sermos estes fervorosos aprendizes ao longo da vida, nada nos preparava para esta fabulosa, fantástica e poderosa realidade que são os MOOC’s! Surpreendido

Ler mais: Learn-it-yourself!

Do-it-yourself!

duas fileiras de frascos cheios de doce de tangera, mas ainda sem etiquetas

Por aqui somos sérios adeptos do “Do-it-yourself”. Cozinhamos, costuramos, restauramos, reparamos, pintamos, construímos, jardinamos… estamos sempre em atividade!

Neste âmbito, nos últimos anos, o Natal tem-se tornado cada vez mais o momento por excelência do “Do-it-yourself” cá em casa! Cada vez mais, optamos por criar as nossas próprias lembranças. Este ano foi assim…

Ler mais: Do-it-yourself!

Embalando o chá…

Latas e frascos forrados e reutilizados para embalar chá

Recordam-se da nossa colheita de lúcia-lima? A necessidade de embalar aquele belo chá foi pretexto para reutilizarmos algumas latas e frascos.

Ler mais: Embalando o chá…

“Mapas” do Tempo…

Relógio das rotinas para ajudar cirança a situar-se no dia - vista  da metade do círculo correspondente às atividades do dia

“Mamãzita, porque é que não posso comer leite e bolachinhas agora? Porque agora são horas do almoço, Minhoca.” “Mamãzita, já é um novo dia? Não Minhoca, agora são horas do lanche. Hoje dormiste uma sesta.” “Papázito, não quero ir já para a cama. Vá lá, vá lá. Ainda não são horas de ir para a cama. Quero brincar mais um bocadinho.”

Ler mais: “Mapas” do Tempo…

Mais vale tarde do que nunca…

Detalhe do restauro do assento com corda sisal

Quando o Maxi-Puto era pequeno, oferecemos-lhe uma linda cadeirinha alentejana com assento de palha. Passado pouco tempo, chegou à nossa vida a Mimosa, uma gatinha malhada ainda bebé, muito brincalhona e traquinas. O resultado? Cadeira alentejana + gatita travessa = adeus assento de palha! Sorriso rasgado

Ler mais: Mais vale tarde do que nunca…

Ciência Viva no Verão

Farol do Cabo Espichel, Sesimbra

Recomendamos. Sem sombra de dúvida. Cada visita tem sido uma experiência muito enriquecedora.

Ler mais: Ciência Viva no Verão

Descemos à Sala do Inferno…

Plano aproximado de pedaços de carvão

Fomos ao Dia Verde, mas afinal acabámos por descer à Sala do Inferno…

Ler mais: Descemos à Sala do Inferno…

Com a chuva veio…

Vaso grande com batatas doces a serem desenraízadas

… a batata doce.

Ler mais: Com a chuva veio…

PUB
Plano Nacional de Leitura - www.wook.pt