Slow living e simplicidade voluntária (Blog)

20106325 455568808142884 4929923727300694060 n

Desde que nos lembramos que nos sentimos bastante sós no que respeita às questões ambientais. Fomos sempre os esquisitos que separavam e reciclavam quando ainda quase ninguém o fazia e nós, para o conseguirmos fazer, tínhamos que nos deslocar ao Concelho vizinho, porque no nosso ainda não existiam contentores. A maioria dos nossos próximos sempre nos acharam um pouco bizarros quando começámos a separar o lixo orgânico para compostar, a separar o papel impróprio para a reciclagem e as cascas dos frutos secos para acender a lareira, a guardar frascos e latas para reutilizar, a recolher a primeira água do banho com balde, a deixar de usar amaciador na máquina da roupa, a levar os filhos à escola a pé, a optar por produtos biológicos, a lavar a casa com vinagre, a interessar-nos por Permacultura e coisas como casas de banho secas ou outras "bizarrias" do género de que agora nem me lembro. Nunca afetou a nossa determinação. Amamos a Natureza, amamos a Terra e a Vida nela, a Vida Humana incluída. Ponto final.

IMG 20170708 212219

Não tem havido tempo para vir aqui dar dois dedos de conversa. Estamos a aproveitar o verão e neste momento viver tem prioridade sobre escrever. Mas descobrimos uma pérola e seria quase um crime não bradar aos sete ventos a sua existência.

Hopeinaclimatechange

  • Situação do Mundo

Numa apresentação extremamente interessante recorrre-se à situação da escuridão no Mundo (no sentido literal e não figurado, isto é, a escuridão dos sítios onde ainda não existe eletrificação e onde está escuro na demonstração no Google Earth) como forma de refletir e demonstrar onde estão concentrados o desenvolvimento, o consumo energético, a utilização dos recursos e de assinalar as disparidades na utilização dos mesmos. O acesso a eletricidade na prática significa acesso a climatização, refrigeração, iluminação, transporte, ferramentas e maquinaria.

 52051

A delicadeza da ilustração de Annie French é pura Poesia Visual.

 IMG 20170615 163147

Não foi preciso grande esforço para nos evadirmos e darmos asas à imaginação. A paisagem é quase irreal. Convida a divagar... a qualquer momento tanto podemos dar de caras com o Indiana Jones, como esbarrar no Mad Max... a verdade é que começamos logo a fazer filmes...