Bem vindos ao Paginário

Uma coleção de páginas para partilhar o quotidiano, o imaginário, a criatividade e o artesanato de uma família aprendiz de e apaixonada pela Slow Life, pela Transição e Permacultura e empenhada na Sustentabilidade e na Cidadania Ecológica.

Paginário - Blog PT

Cenouras!!!!

Pequenas cenouras e respetiva rama a sair da terra

Pela primeira vez na história da nossa horta, tivemos cenouras! O Sr. M. não tinha o hábito de as semear. Há uns anos atrás experimentámos com meia dúzia de sementes, mas não obtivemos sucesso. No verão de 2012 o Maxi-Puto convenceu-nos a tentar de novo e comprámos um pacote de sementes. O Sr. M. resolveu lançá-las à terra logo no outono, embora nem fossem essas as indicações do pacote.

Da horta para a mesa…

Tabuleiro com tomates-cereja, vaso cheio de tomates grandes e um molho de beldroegas

 

A colheita do dia: tomates cereja, tomates e beldroegas. Depois da rega, aproveitámos para colher parte das refeições do dia. Os tomateiros estão em força e as beldroegas este ano não param de brotar!

Ler mais: Da horta para a mesa…

Almoço vegetariano.

Hambúrgueres ainda crús com um aspeto muito semelhante a hambúrgueres de vaca

Ontem optámos por um almoço vegetariano. E o que preparámos? Hambúrgueres. Piscar de olho

Ler mais: Almoço vegetariano.

Luta inglória…

Carreiro de formigas sobre um muro branco

Durante algum tempo não lhes demos atenção (asneira!) … Começámos a interessar-nos quando elas decidiram teimar em entrar-nos pela casa adentro. O interesse aumentou substancialmente quando nos apercebemos que estavam a afetar significativamente as culturas na horta. Foi então que tomámos consciência do problema (mas não da sua dimensão!) e metemos o nariz nos livros e nos sites de agricultura biológica em busca de soluções naturais…

No segredo do atelier…

Detalhe de joia em renda de cobre

A brincar com as cores e as formas…

Guardar

Guardar

Uma pequena pérola no manjericão!

Macro de um gafanhoto minúsculo numa folha de manjericão

 

Vejam só quem fomos descobrir a viver no nosso manjericão…

Malva-rosa (Alcea rosea)

Plano aproximado de uma malva-rosa em flor

Este foi um dos muitos tesouros que o Sr. M. nos deixou. Tinha-as semeado no ano passado. Lembro-me que conversou comigo sobre o assunto, mas infelizmente não me recordo bem do que me disse. Pergunto-me se ele saberia a bela surpresa guardada naquelas sementes ou se teria ficado tão agradavelmente surpreendido quanto eu.

Ler mais: Malva-rosa (Alcea rosea)

Momentos…

Recanto da ribeira com água a correr e vegetação circundante

Resolvemos encerrar esta pequena série de artigos (os anteriores estão neste post e neste) que registam as impressões da nossa viagem à Cava, partilhando aqui alguns dos momentos que nos tocaram nesse retorno às raízes.

Ler mais: Momentos…

Cultivando…

Imagem de uma pequena área de trabalho com alguns fios, missangas, alicate de corte e algumas peças em execução

Hoje fugimos do quintal e do poderoso chamamento da Natureza. Hoje o nosso refúgio foi o atelier. Entre materiais e ferramentas a cultivar a inspiração e a criatividade… Tão bom como cultivar a horta ou os afetos.Piscar de olho

Guardar

Pelos trilhos da Grande Rota do Zêzere…

Sinalética da Grande Rota do Zêzere a indicar caminho inadequado

A ida à Cava que referimos no post anterior incluiu uma longa caminhada do Bravo, aldeia vizinha onde também temos raízes, até ao rio Zêzere. Apesar do clima naquele dia nos ter quase dado a ilusão de estarmos no outono, o passeio foi muito inspirador. A paisagem é soberba. E pelo caminho fizemos duas descobertas muito interessantes.

Ler mais: Pelos trilhos da Grande Rota do Zêzere…

PUB
É Um Livro - www.wook.pt