Bem vindos ao Paginário

Uma coleção de páginas para partilhar o quotidiano, o imaginário, a criatividade e o artesanato de uma família aprendiz de e apaixonada pela Slow Life, pela Transição e Permacultura e empenhada na Sustentabilidade e na Cidadania Ecológica.

Paginário - Blog PT

Momentos doces… de leitura

Foto de um execerto do livro O guardião das coisas pequenas de Begoña Oro

Os livros e as leituras têm lugar cativo neste blog. Entre essas leituras, nesta fase da nossa vida destacam-se muito particularmente aquelas que fazemos com as nossas crias. Os momentos de leitura cá em casa são momentos de doçura familiar. Ler para eles e com eles é valorizado e prezado por todos, embora tenda a ser sobretudo uma cumplicidade entre mãe e filhos. E para mim como mãe, são momentos preciosos. Não o são meramente pelo seu valor pedagógico, embora o reconheça, claro, e saiba que são um dos motivos que os levam a gostar tanto de livros. Mas são preciosos principalmente porque nos permitem sonhar, rir e chorar juntos. Adoro que nos emocionemos juntos. São preciosos também porque nos permitem descobrir, aprender, refletir, conversar e são o ponto de partida para tantas outras partilhas valiosas. Para mim pessoalmente trazem também o bónus de me permitirem mergulhar novamente no universo da infância e do seu imaginário. Confesso: adoro literatura infanto-juvenil!

Ler mais: Momentos doces… de leitura

Ontem foi…

Mão sob uma camélia branca na árvore

…preciso dizer adeus ao Sr. M.

Ontem…

 

…podia ter sido um dia perfeito…

27012013786

Ler mais: Ontem…

Pantufas renascidas!

 

Pés calçados com uns botins-pantufas com as solas restauradas

O R. recebeu estas pantufas pelo Natal. A “sola” de tecido com relevos rugosos prometia transformá-las muito rapidamente em lixo. Bem dito, bem feito… uma semana de uso e começaram logo a surgir os primeiros buracos!

Ler mais: Pantufas renascidas!

A colheita do dia . . . .

Cesto com produtos da horta (couves, laranjas, limões, louro)

 

Esta foi a colheita de hoje:

Couves + nabiças = sopa

Limões + laranjas + tangeras = fruta, tempero, sumos

louro = anti-traças (vamos experimentar…aqui pela Internet há quem diga que funciona. Já há muito que queremos substituir os desagradáveis anti-traças químicos por alternativas mais naturais e menos perigosas para as nossas crianças. Andamos a experimentar sobretudo os produtos que temos disponíveis na horta. Já experimentámos com cascas de limão secas, mas não notámos que deixe grande aroma no roupeiro, o que nos deixa dúvidas sobre a sua eficácia… Agora vamos tentar as folhas de louro verdes. Louro não nos falta... temos uma pequena floresta dele no quintal!)

Pequena floresta de loureiro (laurus nobilis)

Dilemas técnicos

Quando escrevemos o primeiro post, optámos pela plataforma Joomla para o site e pelo Wordpress para o blog. Testámos. Depressa percebemos que queríamos todas as áreas do Paginário a funcionar integradamente, blog inclusive, e que tínhamos que encontrar outra solução, por muito que sejamos fãs do Wordpress para blogar.

Ainda tentámos uma integração do Wordpress com o Joomla, mas um CMS (Content Management System) a funcionar dentro de outro também não nos convenceu. E ganhou o Joomla que nos permite uma solução muito versátil e integrada. Embora tenhamos que confessar que continuamos convencidos de que não existe ferramenta de blog que vença o Wordpress.

Resolvidos os dilemas técnicos e apesar de ainda estarmos a testar e otimizar a plataforma, vamos já publicando alguns posts para fazer o gosto ao dedo.

 

 

Sementes de girassol e tomates cherry

Vista dos tomateiros na horta

Já apresentámos o blog. Já nos apresentámos. Chegou a altura de iniciarmos a escrita, senão o blog começa já a ganhar pó e ainda nem o estreámos!

Andámos a semana toda em busca de inspiração. Queríamos uma ideia luminosa. Algo de extraordinário para marcar o início. Não vai acontecer.Vamos mesmo começar o blog com um dos momentos simples e doces com que preenchemos os nossos dias. Afinal, este é um blog de coisas simples que os nossos olhos veem como grandiosas e extraordinárias. Mais vale começá-lo já no tom certo.

Ler mais: Sementes de girassol e tomates cherry

PUB
Plano Nacional de Leitura - www.wook.pt