Bem vindos ao Paginário

Uma coleção de páginas para partilhar o quotidiano, o imaginário, a criatividade e o artesanato de uma família aprendiz de e apaixonada pela Slow Life, pela Transição e Permacultura e empenhada na Sustentabilidade e na Cidadania Ecológica.

Cozinhar é amar

Na novela de Laura Esquível, Como água para chocolate, a cozinha é um lugar repleto de magia. Abrimos aqui a porta da nossa Cozinha, também ela com uma certa magia. Está sempre em rebuliço. Temos abóboras espalhadas pelas prateleiras e frascos cheios de grãos e massas. Na mesa há legumes da horta para preparar. No fogão fervilham os tachos ao lume. Sopas, guisados, salteados, bolos, doces e compotas... Espalham-se aromas deliciosos pela casa. As crianças vêm coscuvilhar. A Família reúne-se primeiro em torno dos tachos. A preparar. A aprender. A debicar. Mais tarde, a reunião será à volta da mesa.

Recorrendo às sábias palavras de Mia Couto em O Fio das Missangas: "cozinhar é um modo de amar os outros".

Bem vindos à nossa Cozinha.

Simplesmente deliciosa!

 

Sandes de pasta de grão com abacate guarnecida com agriões

Tinha abacates a que precisava de dar caminho. Resolvi experimentar uma sandes de pasta de grão com abacate guarnecida com agriões... Adorei!

Ler mais: Simplesmente deliciosa!

Almoço vegetariano.

Hambúrgueres ainda crús com um aspeto muito semelhante a hambúrgueres de vaca

Ontem optámos por um almoço vegetariano. E o que preparámos? Hambúrgueres. Piscar de olho

Ler mais: Almoço vegetariano.

Afinal o nosso regime alimentar tem nome!

 Resultados de pesquisa sobre pirâmides alimentares nas imagens do Google

 

Nunca nos apegámos a um regime alimentar em particular. Quando andava na faculdade ainda experimentei tornar-me vegetariana por razões éticas. A experiência durou perto de um ano, mas acabei por desistir porque a logística de ser vegetariano há vinte anos atrás era bastante complicada, sobretudo para quem precisava de comer fora regularmente.

Ler mais: Afinal o nosso regime alimentar tem nome!