• Formigagens e Morcegagens

    DSCF2408

    Sim, este post vem na sequência do anterior e vamos continuar a falar das ações da Ciência Viva no Verão em que participámos este ano. Neste caso, vamos levantar o véu sobre o que descobrimos relativamente a formigas e morcegos. Se têm crianças e jovens na Família, estas ações merecem toda a vossa atenção. O mesmo se aplica se trabalham na área da Educação e do Lazer com crianças e jovens. Mas estas ações têm interesse para um público mais vasto. Assim de imediato, vem-nos logo à mente o quão úteis podem ser para os horticulores e permacultores do nosso País.

  • Não pises o sal se não queres que te venha mal

    20170724 110102

    Pois foi, estivemos de férias. E como sempre a Ciência Viva no Verão fez parte do cardápio. Já vos dissemos o quanto adoramos a Ciência Viva no Verão? Sim, eu sei. Todos os anos repetimos o mesmo, mas é porque realmente nunca nos desilude. Graças a estas inciativas, descobrimos sempre algo de fantástico e surpreendente. Este ano, graças à ação Ciclo do Sal, descobrimos as Salinas do Samouco. Aqui tão pertinho e nunca lhes tínhamos dado a merecida atenção! Como é que podemos ser sempre tão cegos ao que nos rodeia?!

  • Descobrimos uma pérola...

    IMG 20170708 212219

    Não tem havido tempo para vir aqui dar dois dedos de conversa. Estamos a aproveitar o verão e neste momento viver tem prioridade sobre escrever. Mas descobrimos uma pérola e seria quase um crime não bradar aos sete ventos a sua existência.

  • E se os peixes fugissem a sete pés?

    leituraJI1

     O que seria do mar?

  • As palavras andam à solta...

    13076764 1328052430544289 6319914351451308056 n

    Andam marotas, travessas, endiabradas... andam doces, felizes, apaixonadas... andam livres, irrequietas e inquietas... trazidas por um misterioso vento de mudança, um sopro intenso que recupera e revitaliza a tradição oral, dando-lhe novo fôlego numa sociedade que parecia tê-la esquecido.

  • DÒING

     Pavilhão do Conhecimento - DÒING

    O espaço DÒING no Pavilhão do Conhecimento foi a grande descoberta deste fim de semana.

  • Ilustrarte 2016

    Prémio ILUSTRARTE 2016 - Violeta Lópiz

     

    Esta semana fomos perder-nos no Ilustrarte 2016 - VII Bienal Internacional de Ilustração no Museu da Eletricidade. Um paraíso para quem gosta do Livro Infantil e de Ilustração. A decorrer até 17 de abril.

  • Learn-it-yourself!

    Snapshot de um curso no Coursera

     

    Se no post anterior vos trouxemos a nossa paixão pelo Do-It-Yourself, neste vimos partilhar convosco as alegrias do Learn-It-Yourself! A expressão é minha, mas parece-me muito adequada para descrever tanto a nossa forma de estar enquanto família, como a fabulosa revolução a que estamos atualmente a assistir na nossa Sociedade.

    Enquanto casal sempre fomos ambos dados à aprendizagem ao longo da vida e muito autodidatas. Sempre que precisámos de um conhecimento, nunca nos atrapalhámos para o adquirir e aprofundar por nós próprios. Sempre recorremos às bibliotecas, aos livros, às revistas, ao multimedia, aos sites, aos fóruns na Internet,  às conversas com amigos… E esse bichinho da curiosidade vai gradualmente passando para os nossos filhos. Mas, apesar de sermos estes fervorosos aprendizes ao longo da vida, nada nos preparava para esta fabulosa, fantástica e poderosa realidade que são os MOOC’s! Surpreendido

  • “Mapas” do Tempo…

    Relógio das rotinas para ajudar cirança a situar-se no dia - vista  da metade do círculo correspondente às atividades do dia

    “Mamãzita, porque é que não posso comer leite e bolachinhas agora? Porque agora são horas do almoço, Minhoca.” “Mamãzita, já é um novo dia? Não Minhoca, agora são horas do lanche. Hoje dormiste uma sesta.” “Papázito, não quero ir já para a cama. Vá lá, vá lá. Ainda não são horas de ir para a cama. Quero brincar mais um bocadinho.”

  • Mais vale tarde do que nunca…

    Detalhe do restauro do assento com corda sisal

    Quando o Maxi-Puto era pequeno, oferecemos-lhe uma linda cadeirinha alentejana com assento de palha. Passado pouco tempo, chegou à nossa vida a Mimosa, uma gatinha malhada ainda bebé, muito brincalhona e traquinas. O resultado? Cadeira alentejana + gatita travessa = adeus assento de palha! Sorriso rasgado

  • Ciência Viva no Verão

    Farol do Cabo Espichel, Sesimbra

    Recomendamos. Sem sombra de dúvida. Cada visita tem sido uma experiência muito enriquecedora.

  • Descemos à Sala do Inferno…

    Plano aproximado de pedaços de carvão

    Fomos ao Dia Verde, mas afinal acabámos por descer à Sala do Inferno…

  • Na mais alta torre, entre princesas de longas tranças e cavaleiros…

    A Ilha e o Castelo de Almourol no rio Tejo

    Domingo passado foi o último dia das férias escolares do Maxi. Foi também a nossa última visita deste ano no âmbito do programa Ciência Viva no Verão 2013. Almourol foi o nosso destino…

  • Como um templo…

    "Casa de prazer" junto ao lago do Palácio da Bacalhôa

    Como já aqui dissemos, dedicámos a sexta-feira passada ao vinho Piscar de olho. Bem… não foi propriamente ao vinho, mas a um dos seus templos aqui em Azeitão.

  • A cumplicidade das árvores…

    Imagem de dois pinheiros altos, lado a lado.

    No fim de semana passado estivemos numa festa de aniversário na Quinta da Qura em Albarraque. Na Quinta da Qura funciona um Centro de Reabilitação com cavalos. Está instalada num espaço muito castiço e agradável que rentabilizam alugando também aos fins de semana e feriados a quem quiser realizar lá a sua festa de aniversário ou qualquer outro tipo de convívio.

  • Começámos as sementeiras

    Embalagens de queijo fresco usadas para as sementeiras na horta

    Cá em casa começámos as sementeiras no último fim de semana e temos adiantado todos os dias um bocadinho. As sementeiras são um excelente pretexto para reutilizar embalagens. Tínhamos imensas guardadas para este efeito, mas mesmo assim não devem chegar. Entre elas destaca-se uma quantidade generosa de boiões de iogurte, embora as nossas favoritas sejam as dos queijos frescos. São de um material mais resistente e duradouro e muito boas de arrumar nas bandejas de esferovite que também fomos colecionando para este efeito. Além disso, já trazem o buraquinho pronto! Piscar de olho 

  • Momentos doces… de leitura

    Foto de um execerto do livro O guardião das coisas pequenas de Begoña Oro

    Os livros e as leituras têm lugar cativo neste blog. Entre essas leituras, nesta fase da nossa vida destacam-se muito particularmente aquelas que fazemos com as nossas crias. Os momentos de leitura cá em casa são momentos de doçura familiar. Ler para eles e com eles é valorizado e prezado por todos, embora tenda a ser sobretudo uma cumplicidade entre mãe e filhos. E para mim como mãe, são momentos preciosos. Não o são meramente pelo seu valor pedagógico, embora o reconheça, claro, e saiba que são um dos motivos que os levam a gostar tanto de livros. Mas são preciosos principalmente porque nos permitem sonhar, rir e chorar juntos. Adoro que nos emocionemos juntos. São preciosos também porque nos permitem descobrir, aprender, refletir, conversar e são o ponto de partida para tantas outras partilhas valiosas. Para mim pessoalmente trazem também o bónus de me permitirem mergulhar novamente no universo da infância e do seu imaginário. Confesso: adoro literatura infanto-juvenil!

  • Ontem…

     

    …podia ter sido um dia perfeito…

    27012013786