"Unleashing the power of imagination to create the future we want". - Rob Hopkins
"The more beautiful world our hearts know it's possible". - Charles Eisenstein
"Visioning together can serve as a catalyst for collective intelligence engaging all of us in a design-based conversation about a more meaningful and healthier future". - Daniel Christian Wahl
“Isn’t there a way to break the patterns of the past and tune into our highest future possibility—and to begin to operate from that place?” - Otto Scharmer
“Learning from the emerging future” - Otto Scharmer
Plantámos a nossa pereira-abacate há sete anos. Hoje colhemos os primeiros abacates!!!!!
No Japão chamam-lhe "shinrin yoku": banho de floresta. Os seus benefícios têm sido muito investigados. Tornou-se uma prática muito apreciada e integrada nos hábitos locais. E cada vez mais pelo Mundo, à medida que a Ciência reúne mais evidência.
Eva Cartonera. Uma editora nada convencional que nos enche a alma. Ainda mal tivemos oportunidade de nos embrenharmos nos seus projetos, mas só ter-nos dado a descobrir o movimento cartonero já foi uma dádiva e tanto.
A convite de uma amiga, por agora participámos apenas com esta leitura de um excerto de O Retrato de Dorian Gray, mas logo que nos seja possível queremos mesmo pôr as mãos na massa numa oficina cartonera. Desde a máquina de escrever, à ilustração, à encadernação... porque criar o objeto livro é tão estimulante como usufruir do seu conteúdo!
Créditos: Vídeo de Sumon Error em Pexels
Há uns dias atrás, quando estava sol, descobrimos um jogo novo... Um jogo tão simples e tão divertido! O que nos rimos com esta macaca!
Mais informção aqui.
Os filmes de animação dos estúdios Ghibli estão no Netflix. Para quem subscrever o serviço é um tesouro a não perder.
Cá em casa está nos planos para este confinamento. Um sofá, uma mantinha e bom cinema de animação. Tão bom.
A vida é feita de muitas fases, de muitas circunstâncias e nem sempre temos a disponibilidade que desejamos para manter a horta e o jardim perfeitamente "arranjados" e "bonitinhos" segundo os canônes da nossa sociedade atual, onde a Natureza é encarada apenas como algo a manter sob o jugo humano.
Há quase dois anos que não publicamos no blog. Há quase dois anos que parámos o projeto Tecedeira.
Foram dois anos muito intensos, com muitas atividades e muitas mudanças na nossa vida e no nosso íntimo. Depois de termos aprofundado cada vez mais o nosso conhecimento sobre o descalabro ambiental e os intensos desequilíbrios ecológicos em curso, tornou-se impossível continuarmos como se nada fosse.
Estamos a construir um novo projeto, mais alinhado com a nossa consciência atual e com a necessidade de um desenvolvimento sustentável.
Gostamos muito de criar e de artesanato, mas decidimos abordar esta paixão numa perpetiva do Desperdício Zero e da Economia Circular. Não queremos continuar a explorar recursos que são cada vez mais escassos, nem promover o consumo inconsciente (consumismo).
Queremos fomentar a reutilização e o restauro como ferramentas para um consumo mais consciente e para uma economia mais realista e respeitadora dos limites físicos do nosso Planeta. Queremos também aproveitar a oportunidade para valorizar a reutilização e o restauro enquanto arenas de criatividade, bem-estar e regeneração.
Revelaremos mais sobre este projeto em breve. Entretanto, damos por encerrado o projeto Tecedeira.
Até já.
Criámos uma nova galeria na área Horta e Jardim. A Câmara Discreta é a nossa forma de irmos identificando, registando e partilhando as descobertas sobre os pequenos seres com quem partilhamos o quintal. Somos exploradores da Natureza à nossa porta! E é maravilhoso.