"The greatest change we need to make is from consumption to production, even if on a small scale, in our own gardens. If only 10% of us do this, there is enough for everyone. Hence the futility of revolutionaries who have no gardens, who depend on the very system they attack, and who produce words and bullets, not food and shelter." - Bill Mollison

"All the problems of the world can be solved in a garden." - Geoff Lawton

Diário de Bordo

Caixa cheia com uma colheita de batata doce e chuchus

Este outono não nos tem sido possível dar tanta atenção ao quintal como desejamos, mas felizmente a vida por lá continua mesmo sem a nossa intervenção. Sorriso

Ontem, fomos colher uma das nossas plantações de batata doce deste ano. A do lugar mais soalheiro da horta. Da nossa primeira experiência, no ano passado, compreendemos que é fundamental que apanhem bastante sol para ficarem doces. Por isso, este ano, plantámos um canteiro bem no meio da horta. Usámos as que sobraram do ano passado e germinaram. Foram para a terra em Junho. Aí estão elas. Agora resta prová-las…

Caixa cheia com uma colheita de batata doce e chuchus

Aproveitámos e colhemos também alguns chuchus. Trouxemos para casa um tabuleiro cheio de promessas de sopas e guisados quentes, de chuchus salteados com couve lombarda, de batata doce assada no forno… Comidas reconfortantes para o inverno que se aproxima. E vamos aproveitar para experimentar receitas de pães de batata doce. Já tenho esta debaixo de olho há algumas semanas.

Fica a faltar colher a plantação dos vasos. Talvez no próximo fim de semana. Elas estão a aguentar-se bem. As temperaturas têm estado bastante amenas.

Vasos com uma plantação de batata doce

Quintal, batata doce, Horta, Vida mais sustentável