leituraJI1

 O que seria do mar?

Foi sobre este tema que há dias fui conversar com a turma do Pré-escolar do nosso mais novo. Têm andado a trabalhar sobre os Continentes e os Oceanos e foram visitar o Oceanário pelo que, quando foi solicitada a colaboração dos Pais para enriquecer estas aprendizagens, pareceu-me muito apropriado partilhar com eles o livro O dia em que o mar desapareceu da autoria de José Fanha e ilustrado por Maria João Gromicho. A história da família de Bisnaus que conspurca o mais amado dos mares é uma forma lúdica, mas muito incisiva de abordar algumas das questões relacionadas com a sustentabilidade da vida marinha.

12495993 1144425952257875 5368805656607380538 o

Foi um excelente ponto de partida para conversarmos sobre os problemas causados pelo lixo nos Mares e Oceanos. Tinha recolhido alguns videos e fotos no nosso Pinterest e estivemos a ver as várias ilhas de lixo que se têm vindo a formar nos Oceanos, algumas delas gigantescas e muito difíceis de limpar. Refletimos sobre as diferentes circunstâncias que levam o lixo até ao Mar. Conversámos também sobre as consequências de todo esse lixo na vida marinha.

E, porque o objetivo não era deprimi-los, mas sim incentivá-los a serem pró-ativos e positivos, conversámos sobre o que está a ser feito e sobre o que podemos fazer individualmente. Neste contexto, falámos um pouco sobre o jovem Boyan Slat, da Fundação "The Ocean Cleanup" e do seu projeto de limpeza dos oceanos. Só para lhes transmitir a mensagem de que o final desta história ainda não foi escrito e que depende de todos nós.  E para que desde muito cedo tomem consciência de que o seu papel e o seu envolvimento são fundamentais.

Sei que são muito novinhos e que tanto o livro (recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3º, 4,º, 5º e 6º anos de escolaridade), como a nossa conversa foram bastante ambiciosos para esta faixa etária, mas não pretendia torná-los especialistas na matéria... quis apenas deixar lá uma sementinha sobre o tema. Uma sementinha que há-de ir germinando à medida que crescerem...

leituraJI

 

 

 

Comentários

  • Nenhum comentário encontado

Deixe os seus comentários

0