intro to permaculture - Massive Online Open Course - Oregon State University

Descobrimos a Permacultura inadvertidamente há cerca de uns cinco, seis anos atrás quando nos começámos a interessar por cultivar o nosso quintal e, consequentemente, a pesquisar intensivamente sobre jardinagem na Internet. Numa dessas pesquisas surgiu o termo "permacultura" e a curiosidade foi imediata.

Daí para cá temos lido bastante sobre o assunto e vamos acompanhando o trabalho de algumas quintas cujo trabalho se baseia na Permacultura. Também já vamos tentando implementar alguns princípios no nosso quintal, mas nada de muito consistente ou significativo. Os nossos conhecimentos ainda estão muito dispersos e necessitam de ser estruturados e consolidados.

Há uns dois anos, comecei a seguir online um curso básico de Permacultura através do Regenerative Leadership Institute. O curso é muito bom, mas não foi uma boa aposta para começar. Desisti e voltei a tentar várias vezes, mas era demasiado extenso e lento e acabou por me desencorajar. Espero voltar a ele noutra altura, mas para principiar sinto a necessidade de uma abordagem mais sintetizada que me forneça uma visão global do tema e me ajude a estruturar os conhecimentos que já adquiri. Preciso de um curso que me sirva de mapa nesta aprendizagem, bem como de ponto de partida para aprendizagens futuras mais ambiciosas.

Essa oportunidade surgiu agora com o curso Intro to Permaculture, um MOOC (Massive Online Open Course) disponibilizado pela Oregon State University e lecionado por Andrew Millison, docente no departamento de Horticultura daquela Universidade. Este curso não é muito longo e é muito mais viável de levar a bom termo. Pela sua abrangência e pela sua estrutura, tem tudo o que necessita para me dar bases sólidas e um bom alicerce, mas é suficientemente sintetizado para não me perder pelo caminho, mesmo tendo a liberdade de o seguir ao meu ritmo e de acordo com a minha disponibilidade. E para uma principiante, isso é muito bom.

Visto que tinha planeado criar aqui uma secção sobre Permacultura, precisamente para ir partilhando as nossas aprendizagens nesta área, parece-me bastante apropriado e lógico começá-la com os meus apontamentos e notas sobre este curso específico, dado o seu carácter introdutório. Assim fico com um registo estruturado das minhas aprendizagens que espero venha a ser útil não só para mim e para o meu pequeno clã familiar, mas também para outras pessoas que detenham interesse neste tema e que passem aqui pelo blog.