“The future is an infinite succession of presents, and to live now as we think human beings should live, in defiance of all that is bad around us, is itself a marvelous victory." - Howard Zinn
O Paginário é um projeto familiar e um projeto de vida orientado pelos afetos, pela criatividade, pela Psicologia Positiva, pela Slow Life, pela Transição, pela Permacultura, pela Filosofia Desperdício Zero, pela Cidadania Ecológica e pela Ecologia Profunda. Subjaz-lhe um propósito de vida inspirado no potencial da palavra "regeneração".
Muito entusiasmo. Um espírito criativo e irrequieto. Paradoxalmente, também muita serenidade e paz de espírito. Um imaginário próprio. Um gosto entranhado pelo bricolage, pelas reparações, pelas artes da agulha, dos têxteis, do papel, da madeira, do restauro e da recuperação. Ímpeto criativo e engenho. Fascínio pela narrativa. Paixão pela Vida. Amor pela Natureza. O prazer do "ecohomemaking" (lar doce lar com base em princípios ecológicos). Uma vontade enorme de partilhar competências e aprendizagens. São estas as circunstâncias em que germina o Paginário.
Começa por ser o nosso próprio espaço regenerativo. A arena de experimentação, de desenvolvimento e catarse que nos faculta, não só soluções práticas e sustentáveis para o quotidiano, mas também ferramentas para o bem-estar da nossa família. Nesta arena de experimentação, tem lugar de destaque o trabalho em torno da narrativa criativa e do seu potencial enquanto ferramenta de expressão, catárse e regeneração.
É também um espaço de partilha. No contexto dos atuais desequilíbrios ecológicos, sociais e psicológicos, sentimos que somos chamados a dar um contributo positivo e a partilhar competências práticas, criativas e psicológicas fundamentais para a resiliência e para combater o clima de desesperança.