Vista dos tomateiros na horta

Já apresentámos o blog. Já nos apresentámos. Chegou a altura de iniciarmos a escrita, senão o blog começa já a ganhar pó e ainda nem o estreámos!

Andámos a semana toda em busca de inspiração. Queríamos uma ideia luminosa. Algo de extraordinário para marcar o início. Não vai acontecer.Vamos mesmo começar o blog com um dos momentos simples e doces com que preenchemos os nossos dias. Afinal, este é um blog de coisas simples que os nossos olhos veem como grandiosas e extraordinárias. Mais vale começá-lo já no tom certo.

 Um dos momentos doces do nosso dia foi na horta. Começou com a recolha das sementes de girassol. Todos os anos o Sr. M. semeia girassóis. O Sr. M. é um amigo. Começou por ser um vizinho que adotou o nosso terreno.  Nós não tínhamos tempo para o quintal. O Sr. M. tinha tempo, mas não tinha quintal. Fizemos uma troca. Nós contribuímos com o terreno, ele com o trabalho. Ganhámos todos uma horta. Os anos passaram e nesta partilha de um pedacinho de terra nasceu uma amizade. Hoje é um amigo. Aprendemos juntos. Graças a ele, devagarinho fomos também descobrindo o prazer de cultivar. Há tantos outros quintais abandonados por aí que podiam ganhar vida nova se mais pessoas se unissem...É só uma ideia. Felizmente há cada vez mais ideias destas a concretizarem-se.

DSCF5017

Os girassóis são lindos. Vêm de mãos dadas com o sol de verão. Quando secam, o Sr. M. aproveita as sementes para a sementeira do ano seguinte. Na azáfama do quotidiano acabamos sempre por esquecer-nos de ficar com algumas flores secas para petiscarmos as sementes. Este ano a memória ajudou-nos e aqui estão elas. São uma importante fonte de magnésio, vitamina E e gordura benéfica para o colesterol.  E são muito saborosas. Temos mesmo que ganhar este hábito! Ao nosso filhote mais velho, coube a tarefa de retirar as sementes das flores. E foi uma descoberta para ele encontrar um petisco no coração de uma flor!

DSCF4995

A passagem pela horta acabou com a colheita dos tomates cherry. A gata Mimosa ajudou. E o filhote baixote também. Foi a primeira vez que semeámos tomate cherry e têm sido um regalo para os olhos e para o paladar. Que bela salada que vai acompanhar as sardinhas do nosso jantar hoje! E os próximos dias prometem mais!

DSCF4998

DSCF5059