Relógio das rotinas para ajudar cirança a situar-se no dia - vista  da metade do círculo correspondente às atividades do dia

“Mamãzita, porque é que não posso comer leite e bolachinhas agora? Porque agora são horas do almoço, Minhoca.” “Mamãzita, já é um novo dia? Não Minhoca, agora são horas do lanche. Hoje dormiste uma sesta.” “Papázito, não quero ir já para a cama. Vá lá, vá lá. Ainda não são horas de ir para a cama. Quero brincar mais um bocadinho.”

Estes são apenas alguns exemplos de como o nosso Mini andava perdido no tempo e sem perceber muito bem a organização do seu dia e da sua semana. Resolvemos dar-lhe uma ajudinha, construindo-lhe algumas ferramentas.

  • O relógio das rotinas

Uma dessas ferramentas foi um relógio das rotinas. Graças a ele o Mini já sabe as horas! “Que horas são, Minhoca? São horas do almoço, Mamã!” Ficou tão contente por já saber a quantas anda. “O que vamos fazer agora, Mamãzita? Espera, vou ver ao relógio… Já sei, vamos apanhar sol!” Sorriso

Para o tornar flexível, construímos o relógio de modo a podermos trocar as rotinas de posição ou substituí-las por outras sempre que desejamos, sobretudo ao fim de semana. Uma pequena ferramenta muito útil para o nosso Mini e para nós. Por exemplo, tornou muito mais claro e lógico para ele o que significa não comer entre as refeições, porque agora já percebe com muito mais clareza o que são as refeições e quais os momentos em que podemos comer. O relógio das rotinas ajuda-o a situar-se no dia.

Relógio das rotinas para ajudar criança a situar-se no dia - vista completa do círculo com a noite incluída

  • O calendário

Para o ajudar a situar-se na semana, criámos um calendário onde vamos marcando os dias. Assim sabe sempre quando é que chega o fim de semana e o Pai e o Mano estão em casa, quando é dia de natação, de ir ao parque… e vai ganhando a noção dos dias e do tempo a passar. Já os distingue e já vai sabendo os nomes de alguns. O sábado e o domingo são os favoritos. 

Calendário para ajudar criança a situar-se na semana - vista do mês de Outubro

A médio e longo prazo, o calendário vai ajudá-lo também a descobrir o ritmo das estações e dos anos a passarem. Entretanto, é um excelente incentivo para observarmos a Natureza juntos e estarmos atentos ao que nos rodeia, porque temos que ir documentando o que vai acontecendo neste belo Outono solarengo. Vamos descobrindo o que o Outono nos traz para a horta e para o prato, o vestuário que sai do armário, as cores que vestem o céu, as árvores e o quintal e também as festas, tradições e comemorações que vão marcando esta estação.

Calendário para ajudar criança a situar-se na semana e no ano - vista  mais geral, referente ao Outono

Guardar