Snapshot de um curso no Coursera

 

Se no post anterior vos trouxemos a nossa paixão pelo Do-It-Yourself, neste vimos partilhar convosco as alegrias do Learn-It-Yourself! A expressão é minha, mas parece-me muito adequada para descrever tanto a nossa forma de estar enquanto família, como a fabulosa revolução a que estamos atualmente a assistir na nossa Sociedade.

Enquanto casal sempre fomos ambos dados à aprendizagem ao longo da vida e muito autodidatas. Sempre que precisámos de um conhecimento, nunca nos atrapalhámos para o adquirir e aprofundar por nós próprios. Sempre recorremos às bibliotecas, aos livros, às revistas, ao multimedia, aos sites, aos fóruns na Internet,  às conversas com amigos… E esse bichinho da curiosidade vai gradualmente passando para os nossos filhos. Mas, apesar de sermos estes fervorosos aprendizes ao longo da vida, nada nos preparava para esta fabulosa, fantástica e poderosa realidade que são os MOOC’s! Surpreendido

 

Quase à velocidade da luz, os MOOC’s – Massive Online Open Courses estão a tornar-se um autêntico fenómeno! Uma verdadeira revolução não só na Educação enquanto sistema, mas também na compreensão e facilitação do processo de aprendizagem. Estão também a contribuir para uma poderosa revolução cultural. Os MOOC’s estão a atrair milhares de estudantes de todo o mundo! Na medida em que facilitam a troca de ideias e o intercâmbio entre pessoas de todo o Mundo, ajudam-nos a compreender melhor as diferentes sensibilidades, formas de estar e realidades. Contribuem para apurar a nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro.

Perdoem-me o entusiasmo, mas esta é precisamente uma das razões que me tem mantido mais afastada do blog nos últimos meses. Tenho andado a explorar este novo mundo! E devo dizer que é de tal forma vasto e fascinante que me perdi por lá. Estou agora a reencontrar o meu norte! A revirar os olhos

São já várias as plataformas a disponibilizar MOOC’s. Deixarei alguns links no final deste post para quem desejar dar uma espreitadela. Pessoalmente, inscrevi-me no Coursera e no Future Learn. No Future Learn, que ainda está em versão beta, tenho sido pouco assídua. Mas no Coursera deixei-me verdadeiramente levar pelo entusiasmo, pelo que já andava a tentar seguir demasiadas disciplinas em simultâneo, entre tantos temas que me suscitaram interesse. Os mais variados temas, partilhados por Universidades de mérito reconhecido a nível internacional, o acesso a múltiplos materiais didáticos de qualidade e conteúdos multimedia extremamente bem preparados, o acesso a gigantescas comunidades de intercâmbio e de reflexão sobre os assuntos em estudo… enfim não tenho palavras para descrever o quão agradavelmente surpreendida tenho ficado. É o e-learning no seu melhor! A tecnologia verdadeiramente ao serviço das pessoas!

Para mim, que no meu atual contexto de vida não conseguiria encaixar uma nova formação nos moldes tradicionais, abriu-me a oportunidade de continuar a minha formação ao longo da vida e de a orientar em função dos temas que me movem atualmente (como por exemplo a Sustentabilidade e o Bem Estar). E com uma qualidade verdadeiramente surpreendente! Permite-me aprender ao meu ritmo, de acordo com a minha disponibilidade, a qualquer hora, na minha própria casa, sem custos (a menos que opte por validar o certificado final, o que também é bom, pois caso o deseje, em alguns casos poderei mesmo obter um certificado final válido). Sabem, manter o Tico e o Teco ativos para a massa cinzenta não enferrujar?! Piscar de olho

Claro que agora, passado o primeiro impacto, terei de me disciplinar e cultivar a paciência para não querer, num só dia,  abarcar todo o conhecimento disponibilizado pelo Coursera! Vou reservar-lhe um cantinho do meu quotidiano. Já percebi que uma disciplina de cada vez é o meu limite, duas se forem muito simples e ocuparem muito poucas horas por semana. E mesmo uma de cada vez, algumas não poderão ser concretizadas logo à primeira e outras poderão nem ser levadas até ao fim. O Coursera permite isso. Quem deseja ir até ao fim, pode mesmo em alguns casos obter um certificado verificado, mas quem deseja apenas aceder à informação e à troca de ideias pode ficar por aí. E agora surgiu ainda uma novidade: a possibilidade de fazer cursos de especialização que disponibilizam várias disciplinas numa área específica. Enfim, é mesmo um novo mundo na ponta dos nossos dedos!

Não há dúvida de que esta é mais uma paixão na minha vida. Estou a criar um espaço para ela. Mesmo que seja muito, muito pequenino. Rir a rebolar no chão E é contagioso! Aqui a Famelga também começa a mostrar interesse…

Entretanto, se este assunto vos interessou, deixo-vos aqui um link para um artigo e uma lista de conferências muito interessantes no TED: What’s next for MOOC’s? Fica também a lista de algumas plataformas que disponibilizam MOOC’s, caso desejem espreitá-las ou, quem sabe, perderem-se também um pouco por lá (se conhecerem outras, por favor não hesitem em partilhá-las connosco):

Os links seguintes não disponibilizam propriamente MOOC’s (com prazos de entrega, meios de intercâmbio e discussão, meios de avaliação e certificação, etc.). São plataformas de open courseware, isto é disponibilizam os conteúdos de disciplinas lecionadas nessas Instituições sem serem verdadeiramente cursos online, mas não deixam de ser uma ferramenta muito interessante para os autodidatas:

Guardar