Diário de bordo

"Listen to what life calls you to do" - Otto Scharmer 

Tabuleiro com tomates-cereja, vaso cheio de tomates grandes e um molho de beldroegas

 

A colheita do dia: tomates cereja, tomates e beldroegas. Depois da rega, aproveitámos para colher parte das refeições do dia. Os tomateiros estão em força e as beldroegas este ano não param de brotar!

Carreiro de formigas sobre um muro branco

Durante algum tempo não lhes demos atenção (asneira!) … Começámos a interessar-nos quando elas decidiram teimar em entrar-nos pela casa adentro. O interesse aumentou substancialmente quando nos apercebemos que estavam a afetar significativamente as culturas na horta. Foi então que tomámos consciência do problema (mas não da sua dimensão!) e metemos o nariz nos livros e nos sites de agricultura biológica em busca de soluções naturais…

Detalhe de joia em renda de cobre

A brincar com as cores e as formas…

Guardar

Guardar

Macro de um gafanhoto minúsculo numa folha de manjericão

 

Vejam só quem fomos descobrir a viver no nosso manjericão…

Plano aproximado de uma malva-rosa em flor

Este foi um dos muitos tesouros que o Sr. M. nos deixou. Tinha-as semeado no ano passado. Lembro-me que conversou comigo sobre o assunto, mas infelizmente não me recordo bem do que me disse. Pergunto-me se ele saberia a bela surpresa guardada naquelas sementes ou se teria ficado tão agradavelmente surpreendido quanto eu.

Imagem de uma pequena área de trabalho com alguns fios, missangas, alicate de corte e algumas peças em execução

Hoje fugimos do quintal e do poderoso chamamento da Natureza. Hoje o nosso refúgio foi o atelier. Entre materiais e ferramentas a cultivar a inspiração e a criatividade… Tão bom como cultivar a horta ou os afetos.Piscar de olho

Guardar

Marianinha - Streptosolen jamesonii

Estávamos no final de Março. Chovia desalmadamente. Cá em casa, estávamos a ficar quase tão cinzentos como aqueles dias que teimavam em esconder de nós o sol . A última lembrança clara que tenho é de andar louca debaixo de chuva de granizo num sábado à noite a cobrir umas pequenas courgettes, numa tentativa desesperada de as salvar, e pensando para comigo “Será que este inverno não tem fim?” Nuvem de tempestade

Courgette a germinar

Na estufa, as abóboras e courgettes já espreitam há alguns dias. Temos ficado boquiabertos com a velocidade a que crescem. Entre a primeira e segunda fotos das courgettes aqui mostradas passaram pouquíssimos dias, mas a diferença é enorme!

Plantinha de courgette

Imagem de uma pequena oliveira

 

Hoje é dia de mercado em Azeitão. É o rebuliço habitual do primeiro domingo de cada mês. Um mercado tradicional cheio de vida e de cor, de sons e cheiros. É o dia das farturas, de comprar plantas e criação, de ouvir os pregões de quem vende…

Algumas flores de jasmim a florir num grande plano da planta

 

No quintal surgem as primeiras flores de jasmim… anunciam-nos que a primavera não tarda. Ainda bem. Cá em casa ansiamos todos por dias de sol passados lá fora. Tem sido um ano de muita chuva maravilhosa, mas confessamos que já nos cansa.

Subcategorias

"(...) there is consensus over the need for active ecological citizenship because of the recognition that the transition to a sustainable society requires more than institutional restructuring: it also needs a transformation in the beliefs, attitudes and behaviour of individuals." - Neil Carter

"(...) spare time in the garden, either digging, setting out, or weeding; there is no better way to preserve your health." - Richard Louv


Sobre o que vai acontecendo neste website e os diferentes projetos que vamos abraçando ao longo tempo.