Otimizar o design
A Primavera está de volta. E a azáfama no quintal está em crescendo. Sobretudo porque, este ano, queremos dar-lhe prioridade.
"(...) spare time in the garden, either digging, setting out, or weeding; there is no better way to preserve your health." - Richard Louv
A Primavera está de volta. E a azáfama no quintal está em crescendo. Sobretudo porque, este ano, queremos dar-lhe prioridade.
Estamos a implementar vários portfolios no website para irmos partilhando os nossos percursos de aprendizagem nos diferentes projetos. Entre os que estão planeados para a Horta e Jardim, o portfolio Organização começa agora a ganhar forma.
Plantámos a nossa pereira-abacate há sete anos. Hoje colhemos os primeiros abacates!!!!!
A vida é feita de muitas fases, de muitas circunstâncias e nem sempre temos a disponibilidade que desejamos para manter a horta e o jardim perfeitamente "arranjados" e "bonitinhos" segundo os canônes da nossa sociedade atual, onde a Natureza é encarada apenas como algo a manter sob o jugo humano.
Criámos uma nova galeria na área Horta e Jardim. A Câmara Discreta é a nossa forma de irmos identificando, registando e partilhando as descobertas sobre os pequenos seres com quem partilhamos o quintal. Somos exploradores da Natureza à nossa porta! E é maravilhoso.
Devagar, devagarinho, regressamos ao quintal e à horta... tem sabor de regresso a casa. É mesmo hora de regressar. Cuidar da Terra e das Pessoas passa pelo nosso pequeno quintal. Sementeira de abóbora Hokaido.
A romãzeira (Punica granatum) está a dar o ar da sua graça pela primeira vez … E que graça!
Até termos decidido plantar uma, nunca tinha dado atenção à sua flor e desconhecia a sua beleza. Que cor linda!
Plantámo-la na Primavera de 2014 e ao que parece, este ano já vamos ter romãs!
Punica granatum, Romãzeira, Romãs, Identificação de plantas, Quintal, Vida mais sustentável, Árvores, Flores
Identificação de plantas, Quintal, serpão, ofiopógão-do-Japão, erva-do-caril, Vida mais sustentável
Este outono não nos tem sido possível dar tanta atenção ao quintal como desejamos, mas felizmente a vida por lá continua mesmo sem a nossa intervenção.
Há dois anos atrás plantámos um marmeleiro e um ano depois, um gamboeiro. No início deste outono, o marmeleiro deu fruto pela primeira vez. Foi só uma meia dúzia de frutos e tivemos que tirar algumas partes com bicharoco, mas mesmo assim foi uma surpresa muito agradável. E claro está… fizemos marmelada!
Tão poucos frutos e mesmo assim rendeu para duas caixas! Quando ambas as árvores estiverem a produzir bem podemos inventar formas de consumir marmelos!
Quintal, Horta, Vida mais sustentável, Marmeleiro, Gamboeiro, Marmelos, Gamboas, Marmelada, Árvores