"The greatest change we need to make is from consumption to production, even if on a small scale, in our own gardens. If only 10% of us do this, there is enough for everyone. Hence the futility of revolutionaries who have no gardens, who depend on the very system they attack, and who produce words and bullets, not food and shelter." - Bill Mollison
"All the problems of the world can be solved in a garden." - Geoff Lawton
Estas são algumas das pessoas que têm trabalhado arduamente para desenvolver a Permacultura. É apenas uma seleção que foi feita no âmbito do curso, não inclui todos. Mas todos os nomes aqui listados deram um contributo importante no campo da Permacultura e por um longo período de tempo.
Numa apresentação extremamente interessante recorrre-se à situação da escuridão no Mundo (no sentido literal e não figurado, isto é, a escuridão dos sítios onde ainda não existe eletrificação e onde está escuro na demonstração no Google Earth) como forma de refletir e demonstrar onde estão concentrados o desenvolvimento, o consumo energético, a utilização dos recursos e de assinalar as disparidades na utilização dos mesmos. O acesso a eletricidade na prática significa acesso a climatização, refrigeração, iluminação, transporte, ferramentas e maquinaria.
Descobrimos a Permacultura inadvertidamente há cerca de uns cinco, seis anos atrás quando nos começámos a interessar por cultivar o nosso quintal e, consequentemente, a pesquisar intensivamente sobre jardinagem na Internet. Numa dessas pesquisas surgiu o termo "permacultura" e a curiosidade foi imediata.