Cafés ConSerto Portugal

Cafés ConSerto Portugal

Cada vez mais conscientes da necessidade de uma mudança societal profunda, temos vindo a empenhar-nos em múltiplas ações de Educação Socioecológica. Os Cafés ConSerto Portugal estão entre esses projetos e, dado o nosso gosto pela reparação e restauro, temos um particular carinho por estes convívios.

Os Cafés ConSerto Portugal são um projecto voluntário realizado por cidadãos/amigos que se conheceram na comunidade online Lixo Zero Portugal - movimento Zero Waste. É um movimento de cidadania proativa e ecológica inspirado na filosofia Desperdício Zero, na Economia Circular e de Partilha e na luta pelo direito a reparar.

São convívios de entreajuda entre pessoas que gostam de reparar/restaurar objetos e pessoas que querem aprender a fazê-lo. É para todos os que gostam de convívio e conexão humana e que querem trabalhar a cooperação. Inspiram-se nos Repair Cafés holandeses, mas não querem ficar "agarrados" a nenhuma instituição. A ideia é que possam surgir em todo o País, em qualquer sítio onde existam pessoas com vontade de os fazer acontecer.

Já participámos em vários convívios destes desde o primeiro em 2017 na Biovilla. O nosso foco neste momento é inspirar a criação de um grupo em Azeitão e é com muita alegria que vemos começarem a surgir os primeiros voluntários locais.

O movimento mantém esta página e este grupo no Facebook para partilhar a agenda de eventos, dicas e iniciativas no âmbito do Desperdício Zero, Economia Circular, Reutilização, Reparação, etc.

20190525 195410

Temos vindo a tentar cativar e mobilizar a comunidade local em Azeitão para os Cafés ConSerto e para a mudança de paradigma que preconizam. É com muita alegria e gratidão que vemos começarem a surgir os primeiros voluntários locais.

Se reside em Azeitão e gosta da ideia de participar nos Cafés ConSerto locais, não hesite em juntar-se a nós!

Pode entrar em contacto connosco através de qualquer uma das seguintes opções:

  • Página dos Cafés ConSerto no Facebook;
  • Grupo dos Cafés ConSerto no Facebook;
  • Email do projeto (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.);
  • Grupo Azeitão Eco-consciente no Facebook;
  • Ou mesmo através do nosso contacto no topo desta página.

CafesConSerto

Quem quiser! Organizar um Café ConSerto não é complicado. Depende essencialmente de reunir um grupo de voluntários determinados a fazê-los acontecer na sua comunidade local.

Basicamente, são necessárias as seguintes condições:

- Um anfitrião com vontade de acolher o evento no seu espaço (já fizemos ao ar livre em eventos locais, em oficinas, em mercearias - desde que haja água, eletricidade disponível e abrigo do sol ou do frio, pode acontecer em quase todo o lado);

- Voluntários reparadores/restauradores (não precisam de ser profissionais embora também possam ser - são as suas competências que ditam o tipo de reparações possíveis - quem percebe de costura ajuda na costura, por exemplo - consoante essas competências podem propor-se aprendizagens em áreas tão diversas como reparação de roupas, de pequenos eletrodomésticos, de computadores, telemóveis, bicicletas, brinquedos, móveis, etc.);

- Voluntários organizadores (há sempre muito onde participar, mesmo para quem não tem competências de reparação: preparação de materiais de divulgação (textuais e gráficos), craftivismo, divulgação local e nas redes sociais, reportagem fotográfica e vídeo do evento, receção e acolhimento dos participantes e dos curiosos, atividades para as crianças, para que todos os voluntários com filhos possam dedicar-se ao processo de reparação descansadamente, etc.);

- Voluntários para a parte café (contribuir com chá, café, bolinhos, etc. para assegurar a parte convivial e a hospitalidade do evento, parte esta que é indispensável e fulcral - esforçamos-nos sempre para que esta parte seja o mais lixo zero possível, sem descartáveis - até já tenho o cesto dos Cafés Conserto sempre preparado para este efeito).

- Voluntários para aprender a restaurar e reparar que tragam, não só os seus artigos avariados, rasgados, etc., mas quem sabe até vontade de integrar a comunidade dos CCs e passar a cooperar como voluntário em outras áreas.

O conceito é muito simples e queremos mantê-lo assim. Organizar um Café ConSerto só precisa de pessoas com boa disposição e boa vontade.

Já participámos em vários convívios destes desde o primeiro em 2017 na Biovilla. O nosso foco neste momento é reunir um grupo em Azeitão e é com muita alegria e gratidão que vemos começarem a surgir os primeiros voluntários locais.

Juntem-se a nós!