• DSCF2408

    Sim, este post vem na sequência do anterior e vamos continuar a falar das ações da Ciência Viva no Verão em que participámos este ano. Neste caso, vamos levantar o véu sobre o que descobrimos relativamente a formigas e morcegos. Se têm crianças e jovens na Família, estas ações merecem toda a vossa atenção. O mesmo se aplica se trabalham na área da Educação e do Lazer com crianças e jovens. Mas estas ações têm interesse para um público mais vasto. Assim de imediato, vem-nos logo à mente o quão úteis podem ser para os horticulores e permacultores do nosso País.

  • 20170724 110102

    Pois foi, estivemos de férias. E como sempre a Ciência Viva no Verão fez parte do cardápio. Já vos dissemos o quanto adoramos a Ciência Viva no Verão? Sim, eu sei. Todos os anos repetimos o mesmo, mas é porque realmente nunca nos desilude. Graças a estas inciativas, descobrimos sempre algo de fantástico e surpreendente. Este ano, graças à ação Ciclo do Sal, descobrimos as Salinas do Samouco. Aqui tão pertinho e nunca lhes tínhamos dado a merecida atenção! Como é que podemos ser sempre tão cegos ao que nos rodeia?!

  • IMG 20170708 212219

    Não tem havido tempo para vir aqui dar dois dedos de conversa. Estamos a aproveitar o verão e neste momento viver tem prioridade sobre escrever. Mas descobrimos uma pérola e seria quase um crime não bradar aos sete ventos a sua existência.

  • 13076764 1328052430544289 6319914351451308056 n

    Andam marotas, travessas, endiabradas... andam doces, felizes, apaixonadas... andam livres, irrequietas e inquietas... trazidas por um misterioso vento de mudança, um sopro intenso que recupera e revitaliza a tradição oral, dando-lhe novo fôlego numa sociedade que parecia tê-la esquecido.

  •  demain

    "Demain" é um documentário que esta família não quer perder.

  •  Pavilhão do Conhecimento - DÒING

    O espaço DÒING no Pavilhão do Conhecimento foi a grande descoberta deste fim de semana.

  • Prémio ILUSTRARTE 2016 - Violeta Lópiz

     

    Esta semana fomos perder-nos no Ilustrarte 2016 - VII Bienal Internacional de Ilustração no Museu da Eletricidade. Um paraíso para quem gosta do Livro Infantil e de Ilustração. A decorrer até 17 de abril.

  • Serra da Arrábida - Praia da Figueirinha - Panorâmica

    Hoje celebramos o nosso aniversário de casamento. Dezassete anos. E não consigo evitar que as palavras de Sofia de Mello Breyner Andresen ecoem dentro de mim…

     

  • Tecedeira® - Colar "Rosa Rubi" - Renda irlandesa em cobre

     

    Julho foi um dos meses mais loucos das nossas vidas. Enquanto a primeira quinzena de férias em meados de Junho foi para passear e descansar, o segundo momento em meados de Julho foi uma correria para despachar inúmeros afazeres. Acho que batemos o nosso record de despachar muito em pouco tempo.

  • Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina - Cabo SardãoParque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina - Cabo SardãoParque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina - OdeceixeParque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina - Odeceixe

    Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina - OdeceixeParque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina - AlmograveParque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina - AlmograveParque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina - Almograve

    Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina - Vila Nova de Mil FontesParque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina - Zambujeira do MarPiódãoPiódão

    PiódãoPiódãoPiódãoPiódão

    SertãSertãSertãSertã

    MarvãoMarvãoMarvãoMarvão

    Guardar

  • Snapshot de um curso no Coursera

     

    Se no post anterior vos trouxemos a nossa paixão pelo Do-It-Yourself, neste vimos partilhar convosco as alegrias do Learn-It-Yourself! A expressão é minha, mas parece-me muito adequada para descrever tanto a nossa forma de estar enquanto família, como a fabulosa revolução a que estamos atualmente a assistir na nossa Sociedade.

    Enquanto casal sempre fomos ambos dados à aprendizagem ao longo da vida e muito autodidatas. Sempre que precisámos de um conhecimento, nunca nos atrapalhámos para o adquirir e aprofundar por nós próprios. Sempre recorremos às bibliotecas, aos livros, às revistas, ao multimedia, aos sites, aos fóruns na Internet,  às conversas com amigos… E esse bichinho da curiosidade vai gradualmente passando para os nossos filhos. Mas, apesar de sermos estes fervorosos aprendizes ao longo da vida, nada nos preparava para esta fabulosa, fantástica e poderosa realidade que são os MOOC’s! Surpreendido

  • Relógio das rotinas para ajudar cirança a situar-se no dia - vista  da metade do círculo correspondente às atividades do dia

    “Mamãzita, porque é que não posso comer leite e bolachinhas agora? Porque agora são horas do almoço, Minhoca.” “Mamãzita, já é um novo dia? Não Minhoca, agora são horas do lanche. Hoje dormiste uma sesta.” “Papázito, não quero ir já para a cama. Vá lá, vá lá. Ainda não são horas de ir para a cama. Quero brincar mais um bocadinho.”

  • Detalhe do restauro do assento com corda sisal

    Quando o Maxi-Puto era pequeno, oferecemos-lhe uma linda cadeirinha alentejana com assento de palha. Passado pouco tempo, chegou à nossa vida a Mimosa, uma gatinha malhada ainda bebé, muito brincalhona e traquinas. O resultado? Cadeira alentejana + gatita travessa = adeus assento de palha! Sorriso rasgado

  • Farol do Cabo Espichel, Sesimbra

    Recomendamos. Sem sombra de dúvida. Cada visita tem sido uma experiência muito enriquecedora.

  • Plano aproximado de pedaços de carvão

    Fomos ao Dia Verde, mas afinal acabámos por descer à Sala do Inferno…

  • A Ilha e o Castelo de Almourol no rio Tejo

    Domingo passado foi o último dia das férias escolares do Maxi. Foi também a nossa última visita deste ano no âmbito do programa Ciência Viva no Verão 2013. Almourol foi o nosso destino…

  • Aldeia da Cava

    Este fim de semana foi preciso abrandar. Parar mesmo. Para respirar. Respirar a sério. Sem acelerações. Para sentir a brisa no rosto. Para abraçar os filhos sem pressa. Para reencontrar amigos de infância. Para dar tempo ao tempo. Para ver a erva crescer. ..e os aerogeradores a girar vagarosamente num dia sem vento. Sonolento

    Fizemos por isso um pequeno retiro até à nossa Cava sempre hospitaleira e calorosa…

    Aldeia da Cava ao anoitecer

    Guardar

  • "Casa de prazer" junto ao lago do Palácio da Bacalhôa

    Como já aqui dissemos, dedicámos a sexta-feira passada ao vinho Piscar de olho. Bem… não foi propriamente ao vinho, mas a um dos seus templos aqui em Azeitão.

  • Serra da Arrábida vista a partir de um banco de areia que se estende ao longo da praia e onde o mar desenhou a sua ondulação na areia

    Quem está de passagem não se dá conta da beleza escondida na praia da Figueirinha… É preciso acompanhar o movimento das marés para descobrir esse segredo.

  • Recanto da ribeira com água a correr e vegetação circundante

    Resolvemos encerrar esta pequena série de artigos (os anteriores estão neste post e neste) que registam as impressões da nossa viagem à Cava, partilhando aqui alguns dos momentos que nos tocaram nesse retorno às raízes.