Horta e Jardim


"It is a wholesome and necessary thing for us to turn again to the earth and in the contemplation of her beauties to know the sense of wonder and humility." - Rachel Carson

Câmara discreta

Aranha-lobo com saco dos ovos (Família Lycosidae)

Data do registo: 03.05.2020

Hoje no meio de uma intervenção no nosso pequeno lago apareceu-nos esta magnífica oportunidade de observar uma aranha-lobo com a sua bolsinha de ovos.

Deve ter caído de alguma das pedras que levantámos. Não houve tempo para fotografias melhores. Com a ajuda de duas pazinhas de jardinagem tirámo-la dali antes que se afogasse e deixámo-la ir à sua vidinha.

Pertence à família Lycosidae. É tudo o que sabemos. Gostávamos de obter uma identificação mais precisa, mas ainda temos muita dificuldade em distingui-las. Foi tudo tão rápido e a foto ajuda pouco, por mais que comparemos géneros na Naturdata. Experimentaremos pedir ajuda à identificação na plataforma BioDiversity4All.

As aranhas-lobo são incríveis. Não tecem teia. Caçam as suas presas como lobos, daí o nome. Carregam os seus ovos consigo numa bolsa e quando eclodem, carregam as pequenas aranhas no dorso até atingirem tamanho suficiente para se tornarem autónomas.

Tagged under: Aranha-lobo